As acções previstas realizar no âmbito do Eixo Responsabilidade Social são as seguintes:



Iniciativas em curso:

  • PROJECTO SOLIDARIEDADE”. Iniciativa dedicada a jogadores e ex-jogadores de futebol que se encontram perante alguma situação de vulnerabilidade e relativamente à qual se procura minimizar os seus efeitos nefastos.
  • CAMPANHA SJPF | NIKE | RHYTHMFOOT”. Campanha de oferta de umas botas de futebol da marca desportiva Nike a todos os sócios do SJPF que jogam no Campeonato de Portugal.
  • SOS FUTEBOL”. Espaço onde são identificadas e difundidas as más práticas do futebol, nomeadamente salários em atraso, doping, racismo, violência ouimigração ilegal.
  • SEMANA CONTRA O RACISMO E A VIOLÊNCIA NO DESPORTO”. Nesta campanha anual são desenvolvidasdiferentes iniciativas como acções de sensibilização nosestádios e nas escolas, divulgação de testemunhos deprotagonistas mediáticos, envolvimento da comunicaçãosocial e publicação de conteúdos no site do SJPF. EmNovembro de 2015 foi realizada a 11.ª edição destaSemana, a qual foi integrada no âmbito do Projecto SPINe da Rede Europeia de Inclusão no e pelo Desporto, sob olema “Football Welcomes Refugees”.
  • PROJECTO GOLO – JUNTOS CRIAMOS SORRISOS”. Este projecto tem por objectivo proporcionar aconcretização dos desejos de crianças e jovens, entreos 3 e os 18 anos, com doenças graves, progressivas,degenerativas ou malignas. Para tal, está prevista aatribuição de 25 euros às crianças e jovens destinatáriosdo projecto por cada golo marcado na Primeira Liga.
  • CÓDIGO DE CONDUTA – PROTEGE O FUTEBOL”. Dinamizado conjuntamente pela FIFPro, EPFL, ECA e UEFA, no âmbito do Conselho Estratégico para o Futebol Profissional e dirigido ao jogador profissional de futebol, este Código é um manual de boas práticas que procura promover os valores do desporto e a sua integridade. O combate ao fenómeno do “match-fixing”, bem como o sublinhar das consequências negativas para o desporto e os seus actores, são o objecto principal deste documento.
  • EM CAMPO JOGAMOS O MESMO JOGO – ATITUDE DESPORTIVA POSITIVA”. Lançada conjuntamente pelo SJPF, a ANTF e a APAF, esta campanha tem por objectivos tornar mais entendíveis as regras da arbitragem aos jogadores, treinadores e dirigentes, por um lado e, por outro, valorizar o papel da arbitragem e a sua envolvência no jogo e na competição, sensibilizar os destinatários da campanha para as boas práticasno futebol, o fair-play e respeito mútuo e envolver árbitros, jogadores, treinadores e clubes num espírito de cooperação que melhore a qualidade do futebol português e das competições profissionais. No âmbito desta campanha estão previstas diversas iniciativas nos estádios e junto dos clubes.