O Sindicaito dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) é a entidade representativa dos jogadores de futebol, defendendo os seus interesses individuais e colectivos, em particular dos mais carenciados. 

É a sua voz nas instâncias nacionais e internacionais que estão em relação, directa ou indirecta, com a sua actividade, nomeadamente no Conselho Nacional do Desporto, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, Federação Portuguesa de Futebol, Liga Portuguesa de Futebol Porfissional, FIFPro, FIFA, UEFA, EPFL, ECA e União Europeia.

Com uma política assente nos valores da união, confiança e competência, o SJPF tem por missão apoiar o jogador profissional de futebol através da promoção de acções tendentes à defesa da sua saúde, protecção social, emprego e formação, diversificando e melhorando o seu âmbito de actuação em áreas tidas como prioritárias face à gravidade dos problemas que estão ou podem estar subjacentes ao seu exercício. 

Estas áreas estratégicas de intervenção encontram-se sistematizadas de forma a potenciar uma melhor compreensão do seu âmbito e estando em coerência com a estrutura do Plano de Actividades do SJPF. Definem também o posicionamento do SJPF na defesa do jogador e do futebol nos seus diferentes âmbitos de exercício: todos os futebolistas masculinos e femininos das modalidades de futebol, futsal e futebol de praia.

A intervenção nestes âmbitos é, por orientação estatutária, efectuada particularmente junto daqueles jogadores que exercem a sua actividade de forma profissional. No entanto, o SJPF tem alargado o seu espectro de intervenção aos jogadores que exercem a sua actividade de forma amadora, sendo parceiro privilegiado da recentemente criada Associação Portuguesa de Jogadores Amadores (APJA).

Estas áreas e âmbitos de intervenção assumem-se como estruturantes da acção do SJPF. É a partir destes que são instrumentalizados os diferentes programas de intervenção política e técnica, os quais, consoante o objectivo e circunstância, podem incluir valências das diferentes áreas e para os diferentes âmbitos.