MENSAGEM DO PRESIDENTE



A educação é, se não o mais, um dos maiores factores de sucesso. O investimento em educação e em capital humano é uma prioridade.

A profissão de futebolista é uma carreira precária, de curta duração e desgaste rápido, onde é difícil conciliar a actividade e os estudos. Mesmos os que se esforçam mais, têm dificuldade ou não conseguem vencer.

Os jogadores não estão preparados e o futebol não garante emprego. A formação como meio de qualificação e requalificação assume aqui um papel crucial na transição e no pós-carreira desportiva.

É imperativo mudar de paradigma, apostar na educação dos jovens activos, desempregados e retirados. Um jogador qualificado é factor de sucesso para o clube, para o desporto e para o país.

Sob o lema "valoriza a tua carreira dentro e fora das quatro linhas!", convoco todos os jogadores, jogadoras e demais agentes desportivos para definir como prioridade nacional a Educação e a Formação. 

Juntos, instituições públicas e privadas, vamos certificar escolar, profissional e academicamente os futebolistas, prepará-los para a integração no mercado de trabalho e proporcionar-lhes formação específica no período de transição ou no fim da respectiva carreira.

Esta iniciativa depende da vontade dos jogadores investirem no sue futuro e terá mais ou menos sucesso se todos a apoiarmos.

Joaquim Evangelista
Presidente da Direcção do SJPF